quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O APELO DOS BISPOS



Os bispos portugueses, reunidos em Fátima, debruçaram-se sobre o magno problema do casamento entre homossexuais.Podiam ter-se debruçado sobre muitas coisas importantes. Mas não: optaram por este tema.E estão no seu direito, reconheça-se.Depois de terem mergulhado a fundo no assunto, tomaram a decisão de, nas próximas eleições, «apelar ao voto contra quem defende os casamentos "gay"».O que significa, deduzo eu, que apelam ao voto em quem está contra os ditos casamentos...E, mais uma vez reconheço, têm todo o direito de decidir como decidiram.Foi pena, no entanto - isto digo eu - que os bispos não se tenham debruçado também sobre, por exemplo, o desemprego, a precariedade, os salários em atraso, as reformas e pensões miseráveis, a pobreza, a fome, a miséria.Se tal fizessem e se utilizassem o mesmo critério em matéria eleitoral, apelariam ao voto contra os responsáveis por esses flagelos sociais - o que significaria apelarem ao voto em quem luta contra esses flagelos...E então outro galo cantaria no que toca a resultados eleitorais...Mas não. E percebe-se: é que esses dramas brutais que atingem a imensa maioria dos portugueses, prendem-se com aquilo a que, desde a Idade Média, os bispos antepassados dos actuais designavam por «ordem natural das coisas», ou seja: a ideia de que «ricos e pobres sempre houve e há-de haver»...Acresce que, segundo os bispos de antanho e os de agora, os pobrezinhos - pobrezinhos mas honrados... - terão sempre um lugarzinho garantido no Céu, enquanto que os ricos (tomem lá para aprenderem...) só lograrão alcançar o Céu se, na Terra, particarem essa suprema virtude teologal que é a Caridade.Por isso - e a confirmar que Deus não dorme e os bispos pensam em tudo - foi criada esta outra ideia básica essencial que é a cereja no magnífico bolo da harmonia universal: é preciso que os ricos sejam cada vez mais ricos para poderem dar maiores esmolas aos pobres...Ora, estando os problemas sociais assim resolvidos por Obra e Graça de Deus (com competentíssima assessoria dos bispos, registe-se), percebe-se que a preocupação dos bispos, em Fátima, se tenha direccionado para o magno problema dos «casamentos "gay"».Ad majorem Dei gloriam, é claro.
Por Fernando Samuel em Cravo de Abril

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

PLENÁRIO NO C.T. TORTOSENDO








Realizou-se, hoje, no Centro de Trabalho de Tortosendo do PCP um Plenário de militantes, onde estiveram cerca de três dezenas de militantes Reformados e que tinha como principal objectivo analisar e discutir questões relacionadas com esta classe.
Para dirigir a sessão estiveram presentes os camaradas António Cardoso, do Comité Central, António Calado da Comissão de Freguesia de Tortosendo e Patrícia Machado do Comité Central e responsável do Partido pela Direcção Organização Regional de Castelo Branco (DORCB).
Na sua intervenção, António Cardoso, começou por pedir sugestões e ver-mos em conjunto qual a melhor maneira de envolver os nossos reformados na defesa dos seus direitos, na luta por melhores reformas e pensões e contribuir para dignificar a vida daqueles que trabalharam uma vida inteira.
Concertar esforços para que, em conjunto com as várias Associações de Reformados do Concelho e a Inter-Reformados se encontrem maneiras de denunciar e de lutar por objectivos comuns a quase todos os reformados.
Informou que Ilda Figueiredo é a primeira Candidata da CDU ás eleições para o Parlamento Europeu e que no próximo dia 13 estará de visita ao Tortosendo e que os reformados devem dar o seu contributo para que esta camarada seja recebida com a dignidade que é apanágio das gentes do Tortosendo.
Fez também uma retrospectiva das grandes lutas travadas ao longo do ano de 2008 contra as medidas e malefícios, contra os trabalhadores e povo português, do governo PS/Sócrates.
Manuel Carrola, membro do PCP e dirigente da Inter-Reformados, exprimiu a sua experiência nos movimentos Associativos de Reformados.
Na sua análise afirmou que os actuais cálculos das pensões e das reformas, contribuem para que o nosso país tenha os maiores índices de pobreza da União Europeia (UE). Afirmando que aos actuais e futuros reformados não lhes resta outro caminho que não seja lutar para alterar esta situação.
Fez um apelo á participação de todos os reformados nas iniciativas e lutas que tenham como objectivo a melhoria das condições de vida dos reformados.
Aníbal Cabral da DORCB informou os presentes que, no dia 04 de Abril (sábado), no Fundão, vai realizar-se a VIII Assembleia Regional de Organização, e que vai estar presente o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
Patrícia Machado, fez uma análise á actual situação política, sublinhando os pontos onde os reformados são mais afectados e, por essas razões, a inevitável e consequente miséria inerente.
Concluiu a sua intervenção chamando a atenção para o empenho e mobilização de todos, para os três actos eleitorais que se avizinham, para assim termos bons resultados eleitorais.
Um camarada presente, em nome da Comissão de Freguesia de Tortosendo, desejou as boas vindas e saudou a camarada Patrícia Machado, pelo facto de ser a primeira vez que ela veio ao Tortosendo desempenhar tarefas partidárias, foi-lhe desejado muito sucesso na tarefa de dirigente da DORCB, o mesmo camarada informou também os presentes que no próximo dia 07 de Março se realiza um JANTAR COMEMORATIVO DO 88º ANIVERSÁRIO DO PCP.


A LUTA TAMBÉM SE FAZ NO PARLAMENTO CONTRA A FOME E A MISÉRIA

http://videos.sapo.pt/pMEZYGFnCRNJ9N495UED

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Convocatória

Partido Comunista Português
Plenário de Reformados
Dia 09 de Fevereiro (2ª Feira)
15 horas - No Centro de Trabalho Tortosendo
Ordem de Trabalhos:
Ponto único - Situação e luta dos reformados e intervenção do nosso Partido
Participa!



A Comissão de Freguesia de Tortosendo do PCP


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ilda Figueiredo no Tortosendo


Ilda Figueiredo como primeira candidata da lista da CDU ao Parlamento Europeu, vai estar presente no Tortosendo no próximo dia 13 do corrente mês.
Na sua deslocação à nossa vila vai, pelas 17 horas, contactar com trabalhdores na zona dos Pinhos Mansos e pelas 18 horas estará na Praça da Liberdade para contactos com a população seguindo-se uma arruada pelo centro da Vila.
No acto público de apresentação Ilda Figueiredo reafirmou que a CDU é uma força necessária e insubstituível que marca a diferença e afirma a ruptura com o pantanoso consenso comunitário das políticas de direita e neoliberais que PS, PSD e CDS-PP defendem e promovem.
A Comissão de Freguesia de Tortosendo do PCP.

Jantar Comemorativo do 88º Aniversário



JANTAR COMEMORATIVO
DO
88º ANIVERSÁRIO DO P.C.P.
Dia:o7 de Março,(sábado) ás 20 horas
na Escola EB-2/3 de Tortosendo
Aos camaradas e amigos que desejem participar nesta iniciativa, a Comissão de Freguesia de Tortosendo, agradece que façam a sua inscrição até ao dia 04 de Março.
Estará presnte a Camarada Patrícia Machado do Comité Central do PCP e responsável pela DORCB (Direcção da Organização Regional de Castelo Branco)
Na ementa vamos ter:
  • Bacalhau á Brás
  • Sopa
  • Sobremesa / Fruta
  • Bebidas

O Preço por pessoa será de 08,50€ (oito euros e cinquenta cêntimos)

A Comissão de Freguesia de Tortosendo do PCP