sexta-feira, 4 de abril de 2014

Comício com Jerónimo de Sousa, 6ª Feira, dia 11 de Abril, às 21 H, no Fundão


Nota de imprensa da Comissão Concelhia da Covilhã do PCP


Nota à imprensa


A Comissão Concelhia da Covilhã do Partido Comunista Português reuniu no passado dia 28 de Março para apreciação das ações desenvolvidas e a desenvolver de acordo com o seu plano de ação aprovado para 2014 e avaliação da situação política nacional e local.

No âmbito da apreciação feita concluiu-se que o governo continua a criar grandes dificuldades aos trabalhadores, reformados e pensionistas, agricultores, pequenos e médios empresários, agravando as condições de vida das populações.

Preocupante e demonstrativo da crise social e económica em que vivemos é o número de desempregados – 4 678 (inclui os ocupados) - existentes no Concelho em finais de Janeiro de 2014 quando em Setembro de 2013 se contabilizavam 3.665. Dos 3725 desempregados, não ocupados, 1697 (45,6%) são de longa duração.

Esta situação de aumento do desemprego, resultante do memorando assinado pelo PS,PSD e CDS, caminha a par com a redução média dos custos salariais, nos últimos três anos, de 18,3%., com a degradação de reformas e pensões, com o aumento da pobreza que já atinge dois milhões de portugueses, com os 250 mil trabalhadores emigrados e com as dificuldades na saúde e educação.

O empobrecimento dos trabalhadores e da população em geral provocado pelos governos do PS e do PSD/CDS é agravado pela incapacidade da gestão municipal do PS em reduzir a fatura do gas com a anulação da Taxa de Ocupação de Solo (TOS) decidida em 2013 e as vacilações na redução da fatura da água com o seu adiamento “ lá para inícios da primavera”. Mas, para as empresas, em especial para as maiores, reduziu-se, de imediato, a derrama e o IMI, para a população adiam-se as medidas que podem aliviar o orçamento familiar.

Sendo justa a indignação dos clientes mais antigos do gás que continuam a pagar a TOS imposta pela gestão municipal PSD/Pinto é incompreensível que os novos clientes estejam a pagar a TOS relativa a anos anteriores. A indignação e o protesto devem chegar aos órgãos municipais exigindo a abolição da taxa criada pelo PSD.

A Comissão Concelhia da Covilhã do Partido Comunista Português reafirma, no âmbito das infra estruturas de valor acrescentado, o que vem defendendo para o Concelho e para a região ao longo dos anos.

Em 25 de Janeiro de 2014, na Assembleia da Organização Concelhia, aprovou-se a resolução politica onde se reafirmava a necessidade da implementação da ligação a Coimbra (IC6) com a construção do túnel na zona do Alvoaça, a modernização e ligação da linha ferroviária da Beira Baixa com a eletrificação até à Guarda e a abolição das portagens na A23, A24, A25.

As divergências locais entre autarcas e os partidos que os suportam (PS PSD) não servem mais do que esconder a responsabilidade daqueles partidos na implementação das portagens no interior (A23,A24 e A25), no encerramento da linha ferroviária para a Guarda e na falta de investimento na ligação a Coimbra (IC6).

Para além das medidas de reforço do partido a Comissão Concelhia salientou a expressiva participação de militantes e amigos que participaram nos jantares comemorativos do 93º Aniversário que tiveram lugar no Tortosendo e Covilhã e a necessidade da mobilização para o comício da CDU com Jerónimo de Sousa que irá ter lugar no Fundão, no dia 11 de Abril.

No plano das ações mais gerais dos trabalhadores e das populações sublinhou-se que a situação social e económica da região e do país convoca-nos para uma ampla participação na luta contra este governo e esta politica. A Comissão Concelhia da Covilhã do PCP saúda a luta dos trabalhadores no Concelho, nomeadamente das Minas da Panasqueira e apela à participação na ação de 12 de abril que o MURPI( Movimento Unitário de Reformados e Pensionistas) levará a efeito na Covilhã,  nas comemorações do 40º Aniversário do 25 de Abril e do 40º do 1º de Maio em liberdade.

As eleições de 25 de maio para o Parlamento Europeu mereceram uma atenção especial ao nível da organização, participação e mobilização necessária ao reforço da votação da CDU no concelho e na região.

 

Covilhã, 28 de Março de 2014

A Comissão Concelhia da Covilhã do Partido Comunista Português