domingo, 8 de março de 2009

88º Aniversário do PCP
























































A COMISSÃO DE FREGUESIA DE TORTOSENDO DO P.C.P
Comemorou com um jantar o 88º aniversário do Partido.
Esta iniciativa, levou muitas dezenas de camaradas e amigos á Escola EB 2,3 do Tortosendo.
Esteve presente a camarada Patrícia Machado, membro do Comité Central e que depois do último Congresso do nosso Partido assumiu a responsabilidade pela Direcção da Organização Regional de Castelo Branco.
Antes, houve convívio e animação e o jantar decorreu com boa harmonia e camaradagem.
E por fim, as intervenções políticas feitas pelo camarada Reis Silva, da Comissão Concelhia da Covilhã, outra feita por um membro da Comissão de Freguesia de Tortosendo ( que está transcrita nesta pagina) e seguidamente a intervenção mais aguardada e que foi feita pela camarada Patrícia Machado.
Foi uma surpresa, muito agradável, para todos os presentes, ver e ouvir uma jovem camarada intervir com tanta maturidade o que revela muita dedicação e experiência.
Camaradas
Estamos neste jantar a comemorar os 88 anos de vida do nosso Partido.
Por essa razão, e em nome da Comissão de Freguesia de Tortosendo, saúdo todos os presentes.

Saúdo, de forma especial, a camarada Patrícia Machado, membro do Comité Central e responsável pela Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do nosso Partido e que hoje se encontra connosco a comemorar esta efeméride.

Camaradas, comemorar mais um aniversário deste Partido, que sempre lutou e continua a lutar pelas causas do povo oprimido e explorado, é também denunciar os malefícios e danos que o governo PS/Sócrates tem causado ao povo português.

As promessas que fizeram na campanha eleitoral de 2005, as mentiras e trapalhadas durante o decorrer do mandato, os escândalos, o alastramento da corrupção, os danos já causados com a legislação laboral proveniente do famigerado Código do Trabalho que a maioria PS na Assembleia da República nos quer impor, na destruição do aparelho produtivo, na degradação do sistema de saúde, na educação, no meio-ambiente, na falta de uma política de apoio solidário aos pensionistas e reformados e na atribuição de reformas mais justas para quem trabalhou uma vida inteira.

Convém lembrar que sobre as pensões mínimas, este governo interrompeu uma prática que era mais justa, criando com o novo sistema situações de mais pobreza e que afecta os novos e futuros reformados e pensionistas.

Este governo, com a aplicação das suas politicas neoliberais, é responsável pela degradação da dignidade humana, que leva a sociedade a criar mais riqueza e que os pobres e a miséria vão aumentando cada vez mais.

Por tudo isto somos levados a repudiar as politicas de direita que este governo tem vindo a executar.

Desde a sua tomada de posse que Sócrates e o seu governo se identificaram com os interesses do grande capital em prejudicando aqueles que criam a riqueza e as classes mais desfavorecidas da nossa população.

Este governo tem grandes responsabilidades pelos problemas sociais que se vivem no nosso país.

Sopram ventos eleitorais e com eles vêm tempos de balanço.
Anda no ar uma mudança de discurso da parte dos dois partidos «de poder», PS e PSD.

Utilizam a crise que eles e os partidos deles criaram para aumentar o “terror” , a exploração e dão a possibilidade a muitos patrões, sem escrúpulos, despedirem indiscriminadamente e desrespeitarem as leis.
Sócrates está, novamente, a tentar enganar os portugueses. E com imagens feitas á feição pelos média e elaboradas por encomenda pelos audiovisuais do grande capital, já está a tentar fazer uma política populista e fazer os BOLOS para enganar os TOLOS.

Camaradas, na nossa região os dramas aumentam diariamente, o desemprego não pára de aumentar.

No final de Outubro de 2009 estavam inscritos nos Centro de Desemprego do distrito, 8.841 desempregados e em Janeiro, já tinha aumentado muito mais.
40% dos desempregados têm menos de 35 anos, idade que é superior á média nacional.

Os Programas Ocupacionais no distrito têm um peso de 11% no desemprego, superior aos 5,4% do país.

Além dos Programas Ocupacionais há um conjunto de medidas de emprego e formação que contribuem para a subavaliação do desemprego no distrito e crescem também os fenómenos da emigração.

Os jovens e mulheres são os principais afectados. Entre os Jovens até 30 anos a precariedade que se consegue medir é de 41%, sendo de 25,3% entre as mulheres.
E o escândalo aumenta quando constatamos que, mais de metade dos desempregados não recebem subsídio de desemprego.

Camaradas, ainda no decorrer deste ano vamos ser chamados a três actos eleitorais.
São três actos muito importantes e para os quais todos os camaradas e amigos devem estar mobilizados e dar o seu contributo e empenhamento para com um pouco do seu esforço se alterem estas políticas de direita e neoliberais de que estamos sendo vítima há muitos anos.

A primeira será para o Parlamento Europeu, onde a CDU já anunciou a nossa camarada, Ilda Figueiredo, como cabeça de lista e que recentemente esteve na nossa freguesia em contacto com trabalhadores de algumas empresas e dos quais registou alguns problemas sentidos por estes.

Para as Eleições da Assembleia da República, eleger mais deputados para o nosso Grupo Parlamentar, ter mais votos e aumentar a percentagem é uma meta que está perfeitamente ao nosso alcance e desta forma evitar uma maioria absoluta com poder absoluto, idêntica à do PS/Sócrates que tanto mal tem causado ao povo português.

Para o fim do ano vamos ter eleições autárquicas, e aqui também a nossa mobilização, empenho e disponibilidade deve ser total.

A Câmara Municipal necessita da voz e intervenção do nosso Partido, eleger vereadores do Partido é bom para o nosso concelho.
Para a Assembleia e Junta de Freguesia da nossa freguesia é necessário tirar a maioria ao PSD/Abreu.

Precisamos de uma autarquia mais próxima da população que saiba sentir os seus anseios e aspirações e se liberte da arrogância e da forma caciqueira que é utilizada pela actual administração.

A estagnação a que chegou a freguesia e confrangedora.

Basta olhar para as antigas empresas de lanifícios e ver o estado de degradação em que se encontram, ficamos com imagem real deste poder autárquico que temos.

Urbanisticamente reconhecemos que, embora desordenadamente, o Tortosendo cresceu, e que por essa razão muita gente aqui veio fixar residência mas quais foram os benefícios?

Olhemos para o comércio, quantos tiveram de encerrar as portas recentemente e porque?

No Parque industrial da Covilhã/Tortosendo quantos Tortosendenses lá trabalham?

Mas eles querem fazer querer que vivemos num paraíso e que não há mais nada para fazer na freguesia.

Vamos restituir alguma dignidade à autarquia elegendo mais representantes do nosso Partido.
E porque amanhã é o Dia Internacional da Mulher, termino enviando uma saudação a todas as mulheres aqui presentes e que são muitas, e para todas as que amanhã, em todo o mundo, vão comemorar, com a dignidade que o dia merece, este dia.

E por fim lembrar que todos devemos participar activamente nas próximas comemorações do 25 de Abril e 1º de Maio e que na próxima sexta-feira devemos ir para Lisboa para integrar a Grande Manifestação Nacional convocada pela CGTP.

Basta de Injustiças

Sim é Possível uma Vida Melhor

Viva o Partido Comunista Português










Sem comentários: