terça-feira, 7 de abril de 2009

VIII Assembleia da DORCB do PCP















































































A VIII Assembleia da Organização Regional de Castelo Branco do PCP, realizada no passado dia 4, no Salão dos Bombeiros Voluntários do Fundão, analisou a situação socioeconómica e apontou um conjunto e propostas e medidas que considera urgentes e necessárias, para colocar o Distrito de Castelo Branco no caminho do progresso, do desenvolvimento e da justiça social. A VIII Assembleia considerou que o Distrito não está condenado à desertificação, ao abandono, à falta de investimentos, ao desemprego e à destruição do aparelho produtivo. A Organização Regional de Castelo Branco do PCP afirmou que é necessário, urgente e indispensável reconstruir a confiança de que é possível outro caminho que construa uma ruptura com estas políticas. O reforço da organização do PCP é condição fundamental para a construção de uma política alternativa e para o desenvolvimento do Distrito.
No sector produtivo.
O distrito de Castelo Branco, tal como outro do interior, é um distrito deprimido, envelhecido, discriminado e esquecido nas políticas de investimento, nos Orçamentos de Estado, no acesso aos Fundos Estruturais, etc. Por isso, a desindustrialização continua a acentuar-se.
O PCP continuará a lutar por uma política integrada de desenvolvimento que seja definida com a participação do poder local, dos agentes económicos e sociais do distrito/região e que assente no aproveitamento dos recursos endógenos e uma prática de solidariedade nacional para com o distrito, visando a correcção e superação das actuais assimetrias regionais e inter-concelhias e das desigualdades sociais.
Propondo para tal:
»-Promover o desenvolvimento do distrito, fixando e atraindo população jovem como forma de rejuvenescer a população e inverter o processo continuado de desertificação;
»-Implementar um amplo plano de formação e qualificação profissional que possibilite a requalificação dos recursos humanos para patamares compatíveis com a complexidade das soluções tecnológicas e socialmente activas;
»-Defender o apoio à produção e comercialização agrícola e florestal, como forma de potenciar o desenvolvimento deste sector e aumentar o rendimento dos agricultores;
»-Revitalizar a indústria têxtil (lanifícios e vestuário) com fortes tradições no distrito;
»-Potenciar a diversificação das actividades económicas com a consequente criação de postos de trabalho;
»-Superar as carências em infra-estruturas e equipamentos colectivos, bem como dos serviços de proximidade às populações e empresas;
»-Coordenar a gestão equilibrada e racional dos programas e fundos comunitários e nacionais, implicando a sua efectiva descentralização e regionalização.
A prossecução destes objectivos exige um conjunto de medidas, entre as quais se destaca:
v - A distribuição justa da riqueza criada, não apenas entre o capital e o trabalho, mas também em termos regionais, bem como o reforço do investimento público.
v A defesa e revitalização do sector produtivo, impedido o encerramento abusivo e a deslocalização de empresas sem contra-partidas e apoiando as médias, pequenas e microempresas industriais e comerciais que constituem 90% do tecido produtivo.

v A promoção do turismo e valorização do património histórico e ambiental numa perspectiva integrada, de qualidade, ambientalmente sustentável e acessível a todos.
v A atracção de investimento público e privado para diversificação das actividades económicas, a instalação de novas empresas que criem novos postos de trabalho com direitos e a construção das infra-estruturas e equipamentos de apoio ao desenvolvimento do distrito.

v A aposta na Inovação e na Modernização ao nível tecnológico, organizacional, modernização do produto e modernização comercial.
Texto retirado da Resolução Politica aprovada na VIII Assembleia da Organizaçao de Castelo Branco do PCP












Sem comentários: